BELÉM – “Bem Pará – A Amazônia que encanta”. Este é o tema da campanha institucional que o Governo do Pará lançou ontem, dia 12, na capela do Espaço São José Liberto, juntamente com um aplicativo colaborativo, por meio do qual é possível obter informações relevantes sobre todos os municípios do estado e ainda contribuir com os conteúdos.
O secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, comenta que o aplicativo surgiu como uma forma de reunir, em um único espaço, informações leves, rápidas e dinâmicas sobre os destinos paraenses. “O aplicativo se atualiza, de forma interativa, ao longo do tempo, na medida em que cada cidadão passa a ser um divulgador das belezas do Pará”, explica.
APP O Aplicativo Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta” traz informações sobre os 144 municípios e sobre a capital paraense, tais como descrição, história, economia, principais atrativos, localização, municípios próximos, quando ir, como chegar e telefones úteis.
A ideia é fazer com que os usuários, especialmente os que residem no estado, disponham de uma plataforma digital de fácil acesso, que reúna o maior número possível de dados sobre as diversas localidades paraenses (partindo de informações básicas, como localização geográfica, como e quando ir, roteiros e meios de transporte para o deslocamento, etc) e ainda possam colaborar com dados ou imagens.
O conteúdo conta com um glossário, uma espécie de dicionário dos linguajares, costumes, festas tradicionais, lugares, curiosidades e outras peculiaridades do estado. Constam ainda do aplicativo informações sobre os lugares que podem e devem ser visitados por paraenses e turistas, como a Basílica Santuário de Nazaré, as ruínas de Joanes, as praias da região do Salgado, a vila de Alter do Chão em Santarém (conhecida como o caribe amazônico), a rota turística Belém-Bragança, entre outros.
O aplicativo conta com links para gastronomia, cultura, fotografias e vídeos. Dentro dessa diversidade, o programa destacará os eventos culturais e religiosos, a exemplo dos Círios – manifestação presente em 37 municípios paraenses, incluindo o maior (de Belém), o mais antigo (de Vigia) e o único fluvial e noturno (de Oriximiná).
PRÊMIO Além da apresentação do Aplicativo Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta”, o evento contou com o lançamento da 4ª edição “Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis”. Criado para atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo no Pará, o prêmio visa reconhecer a importância do profissional de comunicação especializado em turismo para o desenvolvimento dessa importante atividade econômica no Brasil. Esta edição é realizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet/Pará), Setur e Secom, com apoio da Abrajet Nacional e do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA).
A presidente da Abrajet, Isa Arnour, explica que o prêmio busca valorizar o profissional que trabalha com o turismo e, nesta edição, irá incluir os estudantes universitários que também poderão inscrever seus trabalhos. “As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, através do site. Estão aptos a concorrer trabalhos publicados de agosto de 2016 a novembro deste ano. “Fotos, sonoras, matérias, todo tipo material voltado para o turismo pode concorrer”, comenta.
A novidade este ano é a inclusão da categoria “Estudante Universitário”, como forma de despertar o interesse de acadêmicos de Jornalismo para a especialização nessa área. O resultado será divulgado durante o Publicom Belém, programado para os dias 14 e 15 de novembro, na Estação das Docas. (Secom)